..::Ministério da Reconciliação::..

Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Estudos Bíblicos

Estudos Bíblicos

A RELAÇÃO ENTRE A ESCATOLOGIA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO BÍBLICO

A RELAÇÃO ENTRE A ESCATOLOGIA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO BÍBLICO

Sem dúvida que a sistematização, não apenas da teologia, mas de todo e qualquer conhecimento facilita sua compreensão.

 A análise requer essa divisão de um elemento em unidades menores de modo que cada parte possa ser estudada conforme sua natureza.

 Com a ciência bíblico-teológica isso não é diferente.

 Separamos os assuntos em áreas afins como teontologia (estudo do Ser de Deus), cristologia (estudo da pessoa de Cristo), eclesiologia (estudo da Igreja), antropologia (estudo do homem) e assim por diante.

 Claro que esse método facilita e muito nosso entendimento de cada assunto em particular. É uma exigência tal atitude.

 Essa forma de abordar nosso objeto de estudo, porém, oferece algumas limitações.

 Porque separamos em partes elementos que não estão naturalmente separados, elementos que formam um todo coerente cujas partes se relacionam de forma interdependente.

 Ao separá-los enxergamos bem a parte em si, mas perdemos a parte no todo.

 É como se estudássemos um órgão qualquer do corpo humano, o fígado, por exemplo, ignorando sua relação com os demais órgãos do corpo e com o corpo como um todo.

 Em nossa mente o fígado é um órgão completo em si mesmo quando na verdade suas funções se interligam com outras partes do corpo. Com isso é fácil perceber que nossa sistematização da teologia corre o mesmo risco.

 Em nosso caso específico, a escatologia, é muito fácil isolá-la como uma matéria à parte e esquecer toda a relação que ela possui com Deus, com Cristo, com o homem, com a Igreja, enfim, com todas as demais áreas do saber bíblico e teológico.

 Quando do estudo da Teologia Sistemática, ela é colocada no final das matérias como um apêndice, como um elemento de menos importância diante dos demais.Essa foi justamente a crítica de JurgenMoltmann em sua Teologia da Esperança:

 Desta forma, as doutrinas sobre o fim último vegetavam esterilmente nas últimas páginas da Dogmática cristã.

 Eram como que um frouxo apêndice, que levava uma como existência apócrifa e sem maior importância.

 Não tinham nenhuma relação com os ensinamentos sobre a Cruz e a Ressurreição,

Exaltação e Senhorio de Cristo, nem eram consequências necessárias delas.

 Estavam tão longe delas, como uma pregação no dia de Finados sobre a Páscoa.

 Na medida em que o Cristianismo se tornou a organização herdeira da religião do Estado romano e teimosamente reivindicava para si as atribuições e pretensões do mesmo, a escatologia foi deixada, juntamente com sua eficácia mobilizadora e revolucionária dentro da história agora vivida, às seitas entusiásticas e fanáticas e aos grupos revolucionários.

(MOLTMANN, Jurgen.Teologia da Esperança. São Paulo: Teológica, 2003, pp. 21, 22)

 

Ele coloca a escatologia como o foco central, o núcleo condutor de toda a teologia. Apesar da discordância sempre possível, não podemos esquecer que a escatologia se relaciona com diversos aspectos da fé cristã. Nossa salvação tem elementos escatológicos.

 A pessoa de Cristo se relaciona com fatos do futuro.

 Deus é o Soberano desse futuro.

 Tudo ruma ao futuro como já vimos.

 Não é muito fazermos uma abordagem que permita relacionar a escatologia bíblica, a doutrina das últimas coisas, como todas as demais doutrinas sistemáticas e até mesmo com a história de modo geral.

 A ênfase escatológica que vimos nos últimos cento e cinquenta anos tem a sua razão de ser.

 A inevitabilidade do futuro nos obriga a conhecer a respeito do futuro de Deus, não apenas no que nos diz respeito, mas em tudo o que se relaciona com Deus, seus propósitos e sua criação.

 Algumas propostas de abordagem da escatologia devem ser definitivamente rejeitadas.

 Muitos de seus proponentes não acreditavam sequer na inspiração e infalibilidade das Escrituras.

 Se nossa fé e esperança estão na Palavra de Deus, qualquer análise que não lhes reconheça a devida autoridade pode ser estudada, como faremos aqui, apenas à titulo de registro e reconhecimento, sem qualquer validação.

 A escatologia é parte destacada da revelação divina. E por esse motivo precisa ser compreendida dentro da proposta de revelação.

 Nossa tarefa é ver a relação entre a escatologia e o conteúdo das Escrituras, não somente sobre esses temas específicos, mas relacionando-o à toda revelação divina.

 

 

Pr. Eguinaldo Hélio de Souza

Escritor, apologeta e mestre em teologia

(www.devocionaiseesbocos.wordpress.com) 

 

 

 

ESCATOLOGIA E FUGA DO TEMPO

ESCATOLOGIA E FUGA DO TEMPO

A expressão “fuga do tempo” é a descrição de um tipo de escatologia em que a realização desse futuro não se dá dentro do processo histórico, quer terreno quer universal. ...

A ERA ESCATOLÓGICA

A ERA ESCATOLÓGICA

 

Há algo novo pairando na história do pensamento cristão há  pelo menos  dois séculos. Está relacionado ao debate teológico em torno da escatologia. Sem dú...

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR

 

Nem todos acreditam em um reino messiânico terrestre que durará mil anos. Mesmo grupos cristãos sérios e bíblicos olham com incredulidade esse ponto da escatologia....

Escrituras e o pensamento escatológico

Escrituras e o pensamento escatológico

 

Se pensar escatologicamente é condição da existência humana, então a Bíblia não poderia jamais ficar alheia à questão. Pelo contrário, seu forte conteúdo escatológi...

IMPÉRIO ROMANO, UNIÃO EUROPEIA E ESCRITURA

IMPÉRIO ROMANO, UNIÃO  EUROPEIA E ESCRITURA

 

IMPÉRIO ROMANO, UNIÃO EUROPEIA E ESCRITURA – PARTE 1

Por Eguinaldo Hélio de Souza

 

“Então tive desejo de conhecer a verdade acerca do quarto animal, que era dife...

IMPÉRIO ROMANO, UNIÃO EUROPEIA E ESCRITURA – PARTE 2

IMPÉRIO ROMANO, UNIÃO  EUROPEIA E ESCRITURA – PARTE 2

 

 

“Então vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas a sua chaga mortal foi curada. Toda a terra se maravilhou segundo a besta...” (Apocalipse 13.3)

 ...

DEZ RAZÕES PORQUE CREIO QUE JESUS IRÁ ARREBATAR A IGREJA ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO

DEZ RAZÕES PORQUE CREIO QUE JESUS IRÁ ARREBATAR A IGREJA ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO

 

  1. 1. Porque a Bíblia diz que Jesus nos livra da ira futura e este tempo é retratado como o tempo da ira1 Tessalonicenses 1.10

Paraservir ao Deus vivo e verdadeiro e esp...

Reino visível e invisível

Reino visível e invisível

Hoje, a situação dos governos humanos, com relação ao senhorio de Cristo, é descrita no Salmo 2.1-3: “Por que se amotinam os gentios, e os povos imaginam coisas vãs? Os r...

Página 1 de 43

licoesbiblicasnovas1