..::Ministério da Reconciliação::..

Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Estudos Bíblicos Doutrinários DE QUE MANEIRA UM CRISTÃO FAZ PARTE DA FAMíLIA DE DEUS?

DE QUE MANEIRA UM CRISTÃO FAZ PARTE DA FAMíLIA DE DEUS?

E-mail Imprimir PDF
LEITURA BíBLICA: Romanos 8:1-17
VERSíCULO CHAVE: O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. (Romanos 8:16)
DEUS NOS ADOTA ATRAVÉS DE CRISTO.
Paulo usa a idéia de adoção para ilustrar o novo relacionamento do crente com Deus. Na cultura romana, a pessoa que era adotada perdia todos os direitos de sua antiga familia e ganhava todos os direitos de um filho legítimo em sua nova familia. Se tornava um legítimo herdeiro dos bens de seu novo pai. Da mesma forma que uma pessoa quando se torna cristã, ganha todos os privilégios e responsabilidades de um filho da familia de Deus. Um desses privilégios excepcionais é ser guiado pelo Espírito (veja Gálatas 4:1-7). As vezes não sentimos que pertencemos à Deus, porém o Espirito Santo é nossa testemunha. Sua presença interior nos lembra quem somos e nos encoraja com seu amor (Romanos 5:5).
LEITURA BíBLICA: Efésios 1:1-10
VERSíCULO CHAVE: nos predestinou para ele para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade. (Efésios 1:5)
A ADOÇÃO ERA O SEU PLANO DESDE O INíCIO
Predestinado significa destinado antes. Essa é uma outra maneira de dizer que a salvação é obra de Deus e não o nosso próprio feito. Deus nos adotou como seus próprios filhos. Através do sacrifício de Jesus, ele nos trouxe para dentro de sua família e nos fez herdeiros juntamente com Jesus (Romanos 8:17). Na lei romana, crianças adotadas tinham os mesmos direitos e previlégios que filhos de sangue. Paulo usa esse termo para mostrar como o nosso relacionamento com ele é forte. Para mais detalhes no significado de adoção, veja Gálatas 4:1-7.
 

licoes2019