..::Ministério da Reconciliação::..

Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Estudos Bíblicos Escatologia

Arqueologia

Tiatira, A igreja Tolerante

“E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap.2.26-29)

Os vencedores, aqui, são identificados como aqueles que guardam as obras de Jesus no coração (“guarda até ao fim as minhas obras”), seguindo-o e aprendendo dEle, como Ele é de fato revelado na Bíblia, especialmente nos quatro evangelhos. Jesus dará aos vencedores “poder sobre as nações”. Ou seja: permitirá que compartilhemos de seu poder, autoridade e governo, desfrutando plenamente de seu triunfo, e ajudando-o a pastorear com a “vara de ferro” as nações que sobreviverem à Grande Tribulação (Ap 2.27). A vara do pastor era usada para quebrar os ossos dos predadores do rebanho. Portanto, a profecia, aqui, é relacionada com as profecias do Salmo 2.8,9 e Daniel 2.34,35; 44,45. Sim, a vara de ferro esmigalhará as nações que rejeitarem a Cristo como se fossem feitas de barro (Jo 5.22).

O Salmo 2 diz-nos que Deus dará a seu Filho as nações por herança, e os fins da terra por sua possessão. Como crentes fiéis, somos herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, sendo portanto participantes da herança. E, juntos, estaremos quando Ele vier estabelecer seu reinado sobre a terra (Gl 4.7; Tt 3.7).

A profecia do capítulo dois de Daniel mostra a sequência dos impérios naquela estátua gigantesca que tinha a cabeça de ouro, representando o império babilônico; o peito e os braços de prata, representando o império medo-persa; o ventre e as coxas de cobre, representando o império grego de Alexandre, o Grande; as pernas de ferro, representando os romanos; e os pés de ferro e barro, representando os estados nacionalistas que, por causa de suas diferenças, não chegaram a se misturar totalmente. Cada império dava lugar a um império sucessor, mas todos faziam parte da estátua – o velho sistema mundial. A astrologia de Babilônia, a ética medo-persa, a arte e a filosofia gregas, e o direito romano, ainda influenciam o sistema mundial. Nunca houve outra ordem neste mundo além desta.
Então Daniel vê uma pedra que, repentinamente, é cortada da montanha sem auxílio de mãos humanas (Dn 2.34). A pedra fere a estátua em seus pés. E o ouro, prata, cobre, ferro e barro são transformados em pó; desaparecem completamente. A pedra, então, torna-se num reino que enche toda a terra. O ponto básico desta profecia é que o reino de Cristo somente se estabelecerá plenamente sobre a terra através de um julgamento. Até as boas coisas do atual sistema devem ser destruídas e removidas para que a excelência do reinado de Deus se instaure. Se formos fiéis, se em tudo sairmos vencedores, compartilharemos de sua triunfante vitória, quando Ele livrar a terra do presente sistema. Isto significa que retornaremos com o Senhor Jesus, que estará cumprindo as profecias de 2 Tessalonicenses 1 e Apocalipse 19.

Os vencedores de todas as igrejas, de todos os tempos, que compartilharem do triunfo de Cristo, receberão mais do que poder e autoridade sobre as nações. Ele nos dará a “estrela da manhã” (v.28). Na Bíblia, a estrela da manhã não é necessariamente o planeta Vênus. Pode ser ás vezes o Sol, que é a estrela que nos traz a manhã. Como a estrela da manhã, o Sol é um tipo de Cristo, o “Sol da Justiça” (Ml 4.2), que nos proporciona a luz das verdades de Deus. Malaquias ainda diz que este sol tem “cura em suas asas”, isto é, em seus raios. Consequentemente, ao nos dar a estrela da manhã, Jesus estava dizendo que nos daria a si mesmo de uma maneira nova e maravilhosa.

No versículo 29, Jesus enfatiza que esta mensagem, à semelhança das outras dadas previamente, não era para uma única igreja, mas a todas em todos os lugares e tempos. O Espírito aplicaria a mensagem, que haveria de ser colocada em forma escrita, e a administraria aos corações de todos os ouvintes. Se ouvimos, não temos desculpa; quanto aos que não a ouviram, serão esmiuçados pelo julgamento que há de vir.

Texto extraído da obra “Apocalipse: As coisas que brevemente devem acontecer” – Editado pela CPAD.

* As opiniões expressas nos textos publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores
e não refletem, necessariamente, a opinião do Gospel Prime.

 

 

A RELAÇÃO ENTRE A ESCATOLOGIA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO BÍBLICO

A RELAÇÃO ENTRE A ESCATOLOGIA E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO BÍBLICO

Sem dúvida que a sistematização, não apenas da teologia, mas de todo e qualquer conhecimento facilita sua compreensão.

  A análise requer essa divisão de um elemento e...

ESCATOLOGIA E FUGA DO TEMPO

ESCATOLOGIA E FUGA DO TEMPO

A expressão “fuga do tempo” é a descrição de um tipo de escatologia em que a realização desse futuro não se dá dentro do processo histórico, quer terreno quer universal. ...

A ERA ESCATOLÓGICA

A ERA ESCATOLÓGICA

 

Há algo novo pairando na história do pensamento cristão há  pelo menos  dois séculos. Está relacionado ao debate teológico em torno da escatologia. Sem dú...

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR

 

Nem todos acreditam em um reino messiânico terrestre que durará mil anos. Mesmo grupos cristãos sérios e bíblicos olham com incredulidade esse ponto da escatologia....

Página 1 de 33