..::Ministério da Reconciliação::..

Text size
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Palavra do Pastor Palavra do Pastor Vantagens e desvantagens na Igreja Primitiva

Vantagens e desvantagens na Igreja Primitiva

E-mail Imprimir PDF

aparicio  

 

 

       


Não vos ausenteis de Jerusalém,

mas esperai a promessa do Pai.

Atos dos Apóstolos 1:4b


 

 


 

A igreja de Cristo tem enfrentado ao longo desses mais de dois mil anos de existência, uma série de desafios para permanecer firme no propósito pela qual foi instituída. A igreja desde seu princípio encontrou vantagens e desvantagens em seu caminho e para compreendermos a grandeza do sucesso dos primeiros crentes, precisamos entender as forças que os ajudavam e as forças que agiam contra eles na cultura em que estavam.

 

1- Três vantagens para os primeiros crentes:

a- Paz romana – trouxe estabilidade e boas comunicações.

b- Língua grega – embora o latim fosse à língua oficial, a maioria falava grego.

c- Fé judaica – os romanos nunca entenderam os judeus, mas foram atraídos pelo monoteísmo judaico.

 

2- Duas desvantagens para os primeiros crentes:

a- O evangelho era escandaloso para os Judeus – não era fácil, e não é até hoje, para um judeu seguir a Cristo. Eles estavam presos aos eruditos rabis, a origem e morte de Jesus era uma afronta ao judaísmo e a eclesiologia da igreja parecia algo blasfemo, pois não se observava o antigo sistema sacrificial.

b- O evangelho era loucura para os gentios – primeiro por causa de sua tendência politeísta, também porque a citação da ceia do Senhor parecia canibalismo para os romanos, também por causa do afastamento da vida social e das tensões familiares produzidas pelos chamados casamentos mistos onde o cônjuge crente procurava impor sua nova vida em prática.

 

Observe que nem tudo eram flores na vida dos crentes antigos, porém eles não deixaram à chama do evangelho se apagar. Da mesma forma nos dias atuais temos vantagens e desvantagens, algumas coisas que facilitam e outras que se tornam verdadeiros empecilhos para servirmos a Deus, porém façamos como os crentes primitivos e não nos ausentemos de nossa Jerusalém, esperemos a promessa do Pai. Amém.

 

 

Luiz Carlos Aparicio

Teólogo, Professor, Pastor Presidente do Ministério Evangélico da Reconciliação

 

 

estudosbiblicos5